domingo, 4 de outubro de 2009

Existe uma alma boa!


Bom pessoas,há uma semana,fui assistir a peça :”A alma boa de Setsuan” de Bertold Brecht.O espetáculo conta com a atuação de Denise Fraga e grande elenco para contar a história “que se passa na cidade chinesa de Setsuan, três deuses disfarçados chegam buscando abrigo de uma boa alma. Somente a prostituta Shen Te aceita hospedá-los. Em agradecimento, os deuses a presenteiam com dinheiro suficiente para que ela abra uma tabacaria e mude de vida. Imediatamente, o pequeno negócio de Shen Te é invadido por uma família inteira de pedintes e desempregados. Para contornar a situação, a prostituta inventa a figura de um primo (ela mesma), que não é bondoso,seguindo-se assim a trama.”


Tive um pouco de receio de assistir uma peça de B.Brecht,uma vez que ele é tido como um dos grandes nomes da dramaturgia,sendo indicado por intelectuais e pessoas de renome.Tal sentimento logo passou,pois o enredo é atualíssimo e mostra situações,que se postas em cenário brasileiro,cairiam muito bem.

É verdade que não freqüento muito o ambiente teatral,haja vista que sou mais acostumado com o cinema.É a força do habito.Mas o que realmente me surpreendeu, foi o extremo carinho e grande sinceridade com que os atores tratam o público.
São vários os momentos em que a peça,com seu texto e atuação maravilhosos ,transcende,fazendo com que nós,que estamos assistindo ao espetáculo,sejamos completamente incluídos no contexto. Essa simples interação,faz com que a arte realmente pulse,mostrando toda sua vivacidade e magia.

Para muitos – incluo-me nisso! – o grande fascínio da arte é essa transcendência,tão difícil de se conseguir e,que quando alcançada merece todo o crédito.

"Ótima peça!!"

Site da peça. (aqui)

(Adriano Mariussi Baumruck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário