sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tempo Máximo.

Vivemos no tempo das máximas,das mentiras e das mentiras máximas.Nunca antes tal recurso de linguagem fora utilizado para explicar fatos inexplicáveis.Tais processos que exercem grande influência na paisagem apática de nossos campos,assim acontecem graças a riqueza e pompa de sua capa.Mas existe quem desconfie de tanto brilho.

Tais máximas tornam-se mentirosas a partir do ponto que existe alguém que as contestem;logo,essas verdades concretas tornam-se relativas.Até a mentira,a mais verdadeira das coisas vivas,torna-se relativa.

A arte,a música,a literatura são formas de contestar os fatos seculares,assim como o roubo,o assassinato,o crime no geral.Não que esta se justifique por seus atos,diferentemente da primeira,mas ambas são formas de agir perante a vida.São caminhos que todo ser vivo deve escolher.

O artista é o criminoso do normal,da rotina e,o ladrão mundano,é o criminoso do mundo físico e sua parte ambígua.Somos traumatizados por suas ações,por isso ficamos presos em nossas grades,cercas elétricas e prédios cada vez mais altos.Por outro lado,tais traumas, fazem com que criemos artifícios cada vez mais criativos (estranhos,caso queira) para enfrentar a realidade,que por várias vezes chega a ser mais surreal que qualquer conto,quadro,ou imaginação.

Mas tantas palavras só nos ajudam a concluir que o tempo passa cada vez mais rápido e que para grande parte de nossas dúvidas,não temos respostas.

Foram várias as pessoas que tentaram mudar o mundo, para assim,tentar ao menos encaixarem-se nele.Foram ditadores,publicitários,artistas,filósofos e loucos.Existiram (e existem ainda) pensamentos,que por mais grotescos e animalescos que pareçam à primeira vista,em algum momento tiveram lógica e foram explicados de alguma forma,seja ela política,social,financeira etc.

Tais pensamentos que levaram homens e países a patamares de potencias,criando vários impérios,foram erguidos com muito suor,mesmo que em grande parte alheio,e trabalho.Esses homens,por um momento tinham a convicção,de que alguma coisa iria acontecer,seja ela qual fosse.Esse espírito revolucionário hoje já não existe.Deu lugar a uma queda livre conseqüente dos grandes períodos históricos,sobrando-nos a crise.

Mas atualmente existe o “fato pelo fato”,atitude que faz com que nem tudo precise de uma explicação.Assim, a máxima que nos diz “a verdade é uma mentira repetida”,tão utilizada por governos tirânicos,torna-se cada vez mais verdadeira e com isso,o tempo passa cada vez mais rápido e,sem nenhuma explicação,somos roubados por ladrões físicos,jurídicos,políticos e surreais.

(Adriano Mariussi Baumruck)

Um comentário: